Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, Professora e Coordenadora das Tecnologias na Escola PCTE

BRINCANDO DE CONTAR HISTÓRIAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DR. TERTULIANO MEIRELLES

Projeto Brincando de Contar Histórias

Tema Aprendendo a Ler e escrever com contos clássicos.
Período de realização Fevereiro a junho/2011
População –Alvo Alunos do Ensino Fundamental do 3º C Vespertino

Recursos Humanos

Diretora: Ana Rita Lopes Dourado Armada
Diretora Adjunta: Edna Tavares Ferreira
Supervisoras: Leide Ojeda Leite
Orientadoras: Syomara Regina de Carvalho
Assistente de Biblioteca e Funcionários Administrativos

Coordenadora do projeto: Elizabeth Guedes Alcântara

Justificativa

O Projeto Brincando de Contar Histórias visa o desenvolvimento das habilidades de leitura, de produção oral e escrita, uma vez que os alunos ainda estão construindo seus saberes e necessitam aprender por meio da ludicidade e de maneira prazerosa. A literatura infantil propicia situações que suscitam a discussão acerca de questões ambientais, trânsito, valores, morais, sentimentos e atitudes. Assim, as histórias dos contos clássicos contribuirão de forma significativa nesse processo, pois os personagens dessas histórias encantam as crianças por meio de seres mágicos e assim possibilitam boas discussões sobre os temas a serem trabalhados. As tecnologias por sua vez, facilitam o processo de ensino-aprendizagem; sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo, aumentam a interação, permitem a personalização e se comunicam facilmente com o aluno, porque trazem para sala de aula as linguagens e meios de comunicação do dia-a-dia.” Moran (1994, p. 48).

O que o aluno pode aprender com as aulas

-Aprimorar a leitura e a escrita.
-Ler texto com linguagem verbal e não verbal.
-Reconhecer as características dos gêneros textuais: contos, biografias, carta, textos visuais.
-Reconhecer no texto relações entre personagens e ações.
-Recontar oralmente e de próprio punho histórias ouvidas e lidas.
-Revisar e reescrever textos.
-Respeitar e acolher opiniões alheias.
-Discutir assuntos de interesse coletivo.
- Dramatizar contos.

Conteúdos

Língua Portuguesa: Leitura, compreensão de textos, produção de textos visuais, verbais e expressão oral.
Desenvolvimento das Atividades

Situações didáticas:

-Leitura de livros de Literatura Infantil disponíveis na Caixa de tesouro.

-Contação de histórias pela professora no tapete mágico.

-Roda de leitura – ouvir CD de histórias no aparelho de som, visualizar objetos tirados da caixa de tesouro e adivinhar a história que está sendo contada.

-Convidar pais que gostem de contar histórias para participar da Roda de leitura.

-Visita à biblioteca para leitura, manuseio de livros de Literatura Infantil e empréstimo de livros.

-Produção de títulos, frases, desenhos e de textos narrativos.

-Assistir filmes desses personagens na biblioteca em DVD, na sala de informática acessar a internet para ler, participar de jogos, realizar atividades e também assistir filmes disponíveis no YouTube contos clássicos.

-Levantamento dos conhecimentos prévios sobre histórias e personagens, passar no quadro ou entregar digitado ( quem ele é; onde acontece a história; como ele é; o que faz; tem poderes mágicos, qual é o assunto principal do texto).

-Escolher alunos para dramatizar/imitar os personagens; listar oralmente as histórias preferidas; Recontar oralmente as histórias; continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora; elaborar um novo final, diferente do original;

-Produção de livrinhos digitais e impressos.

-Organizar os alunos em dupla e entregar uma cópia de um texto escrito por um aluno da sala e solicitar que leiam.

-Depois pedir que identifiquem se há “erros” na escrita da história. Coletivamente a professora fará a discussão sobre;

-cuidados ao escrever, já que não escrevemos tal como falamos.

-reescrever o texto verificando elementos da narrativa, coerência, coesão, título coerente, paragrafação, letras maiúsculas, pontuação-ponto final, dois pontos, travessão, interrogação e exclamação.

-Enquanto as duplas escrevem a professora deverá circular pela sala de aula observar o trabalho e questionar o que foi solicitado, caso os alunos não atendam a proposta.

-Dramatização das histórias acerca de assuntos relacionados a segurança no trânsito, questões ambientais, observando (Expressões faciais, criatividade, vocabulário, narração, movimentos espontâneos e programados, postura e encenação, colocação de voz).

- Produção de Portifólio digital, registro das produções durante a realização do projeto.

-Gravação da narração de histórias contadas pelos alunos com câmera fotográfica digital.

- Apresentação dos trabalhos realizados para outras turmas.

Recursos Educacionais, Tecnologias e mídias utilizadas: livros impressos e digitais, TV, aparelho de DVD e de som, câmera digital, Data show, computadores, internet, vídeos, animações, jogos, produtos de arquivos de áudio, banco de textos, cenários, bonecos, objetos e cartazes.

Avaliação

Os alunos serão avaliados mediante a participação no desenvolvimento das atividades programadas, das dramatizações, registros dos textos e desenhos, análise das produções de textos quanto à coerência ao tema proposto, ao assunto, pontuação, sequência lógica das idéias e criatividade. As atividades do projeto serão divulgadas por meio do jornal e blog da escola.

Nenhum comentário: