PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DR. TERTULIANO MEIRELLES
Projeto Brincando de Contar Histórias
Tema Aprendendo a Ler e escrever com contos clássicos.
Período de realização Fevereiro a junho/2011
População –Alvo Alunos do Ensino Fundamental do 3º C Vespertino
Recursos Humanos
Diretora: Ana Rita Lopes Dourado Armada
Diretora Adjunta: Edna Tavares Ferreira
Supervisoras: Leide Ojeda Leite
Orientadoras: Syomara Regina de Carvalho
Assistente de Biblioteca e Funcionários Administrativos
Coordenadora do projeto: Elizabeth Guedes Alcântara
Justificativa
O Projeto Brincando de Contar Histórias visa o desenvolvimento das habilidades de leitura, de produção oral e escrita, uma vez que os alunos ainda estão construindo seus saberes e necessitam aprender por meio da ludicidade e de maneira prazerosa. A literatura infantil propicia situações que suscitam a discussão acerca de questões ambientais, trânsito, valores, morais, sentimentos e atitudes. Assim, as histórias dos contos clássicos contribuirão de forma significativa nesse processo, pois os personagens dessas histórias encantam as crianças por meio de seres mágicos e assim possibilitam boas discussões sobre os temas a serem trabalhados. As tecnologias por sua vez, facilitam o processo de ensino-aprendizagem; sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo, aumentam a interação, permitem a personalização e se comunicam facilmente com o aluno, porque trazem para sala de aula as linguagens e meios de comunicação do dia-a-dia.” Moran (1994, p. 48).
O que o aluno pode aprender com as aulas
-Aprimorar a leitura e a escrita.
-Ler texto com linguagem verbal e não verbal.
-Reconhecer as características dos gêneros textuais: contos, biografias, carta, textos visuais.
-Reconhecer no texto relações entre personagens e ações.
-Recontar oralmente e de próprio punho histórias ouvidas e lidas.
-Revisar e reescrever textos.
-Respeitar e acolher opiniões alheias.
-Discutir assuntos de interesse coletivo.
-Discutir assuntos de interesse coletivo.
- Dramatizar contos.
Conteúdos
Língua Portuguesa: Leitura, compreensão de textos, produção de textos visuais, verbais e expressão oral.
Desenvolvimento das Atividades
Situações didáticas:
-Leitura de livros de Literatura Infantil disponíveis na Caixa de tesouro.
-Contação de histórias pela professora no tapete mágico.
-Roda de leitura – ouvir CD de histórias no aparelho de som, visualizar objetos tirados da caixa de tesouro e adivinhar a história que está sendo contada.
-Convidar pais que gostem de contar histórias para participar da Roda de leitura.
-Visita à biblioteca para leitura, manuseio de livros de Literatura Infantil e empréstimo de livros.
-Produção de títulos, frases, desenhos e de textos narrativos.
-Assistir filmes desses personagens na biblioteca em DVD, na sala de informática acessar a internet para ler, participar de jogos, realizar atividades e também assistir filmes disponíveis no YouTube contos clássicos.
-Levantamento dos conhecimentos prévios sobre histórias e personagens, passar no quadro ou entregar digitado ( quem ele é; onde acontece a história; como ele é; o que faz; tem poderes mágicos, qual é o assunto principal do texto).
-Escolher alunos para dramatizar/imitar os personagens; listar oralmente as histórias preferidas; Recontar oralmente as histórias; continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora; elaborar um novo final, diferente do original;
-Produção de livrinhos digitais e impressos.
-Organizar os alunos em dupla e entregar uma cópia de um texto escrito por um aluno da sala e solicitar que leiam.
-Depois pedir que identifiquem se há “erros” na escrita da história. Coletivamente a professora fará a discussão sobre;
-cuidados ao escrever, já que não escrevemos tal como falamos.
-reescrever o texto verificando elementos da narrativa, coerência, coesão, título coerente, paragrafação, letras maiúsculas, pontuação-ponto final, dois pontos, travessão, interrogação e exclamação.
-Enquanto as duplas escrevem a professora deverá circular pela sala de aula observar o trabalho e questionar o que foi solicitado, caso os alunos não atendam a proposta.
-Dramatização das histórias acerca de assuntos relacionados a segurança no trânsito, questões ambientais, observando (Expressões faciais, criatividade, vocabulário, narração, movimentos espontâneos e programados, postura e encenação, colocação de voz).
- Produção de Portifólio digital, registro das produções durante a realização do projeto.
- Produção de Portifólio digital, registro das produções durante a realização do projeto.
-Gravação da narração de histórias contadas pelos alunos com câmera fotográfica digital.
- Apresentação dos trabalhos realizados para outras turmas.
Recursos Educacionais, Tecnologias e mídias utilizadas: livros impressos e digitais, TV, aparelho de DVD e de som, câmera digital, Data show, computadores, internet, vídeos, animações, jogos, produtos de arquivos de áudio, banco de textos, cenários, bonecos, objetos e cartazes.
Avaliação
Os alunos serão avaliados mediante a participação no desenvolvimento das atividades programadas, das dramatizações, registros dos textos e desenhos, análise das produções de textos quanto à coerência ao tema proposto, ao assunto, pontuação, sequência lógica das idéias e criatividade. As atividades do projeto serão divulgadas por meio do jornal e blog da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário