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Pedagoga, Professora e Coordenadora das Tecnologias na Escola PCTE

PORTIFÓLIO - TICs

Prefeitura Municipal de Campo Grande Secretaria Municipal de Educação
Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais
Núcleo de Tecnologia Educacional
Curso: Ensinando e Aprendendo com as TICs            Módulo II


Cursista: Elizabeth Guedes Alcântara                   

Atividade 2.4: Criando um portifólio em hipertexto, o seu hiper-portifólio

Este portifólio tem por objetivo documentar ações, reflexões, textos, atividades produzidas pela Professora Coordenadora das Tecnologias na Escola (PCTE) Elizabeth Guedes Alcântara, pedagoga lotada na Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles durante o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs. O referido curso foi realizado pelo Proinfo Ambiente Colaborativo de Aprendizagem do Ministério da Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS com a finalidade de disseminar as tecnologias no dia a dia da escola, implementar a ação pedagógica dos professores e assim melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
De acordo com HERNÁNDEZ, Fernando (2000, p.166) o portfólio é: ...” um continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais ...) que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos, as estratégias utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora para continuar aprendendo”.

Durante o módulo I- unidade 1 “A Tecnologia na sociedade, na vida e na escola” escrevi um texto com o tema “Quem sou como professor e aprendiz” em que relato o meu fazer pedagógico e a compreensão do espaço tecnológico como parceiro no processo de ensino e de aprendizagem e a escola como modelo comunicacional interativo, em que todos tenham espaço argumentativo, ou seja, uma rede que ensina e que aprende. Tive a oportunidade de ler os textos dos participantes, conhecer os colegas, assistir vídeos e participar de fóruns promovidos durante o curso e comentar os aspectos relevantes dos textos.

Atividade 1- Fórum: Conhecendo a turma

No espaço Diário de Bordo: atividade 2 registrando a própria reflexão- abordei a minha preocupação sobre o uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.
O Fórum proposto na atividade 3 aconteceu a partir do vídeo da entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e como atividades comentei o trecho em que o autor diz que: “[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001).
E também contribui fazendo comentário sobre o texto de um colega de curso acerca do assunto, Atividade 3 - Fórum: Educação e Tecnologia
Tive também a oportunidade de pesquisar na atividade 4 as tecnologias disponíveis na escola, as mais utilizadas e a forma como ocorre. O resultado da pesquisa foi apresentado no aplicativo Microsoft Power Point. Veja mais em: Tecnologia na minha escola.
Na atividade 5: conhecendo uma experiência: sugestões de aulas fomos convidados a acessar o Portal do Professor: Web. Conhecer uma experiência pedagógica envolvendo a utilização de recursos tecnológicos e conteúdos curriculares. Escolhi o Projeto “O Verdadeiro vilão da Dengue por ser um assunto de relevância social. Depois elaborei um fichamento no editor de textos com dados completos sobre autoria, programas, áreas do conhecimento envolvidas, pontos relevantes da aula e contribuição do tema a minha prática pedagógica.
Na atividade 6 assisti o vídeo: “Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia” e postei um comentário no espaço- diário de bordo sobre a utilização desses recursos no fazer pedagógico do professor.
Durante este módulo estudamos o “trabalho por projeto” por oportunizar que o trabalho pedagógico seja compatível com as reais necessidades e interesses dos alunos. Segundo Hernandez 1998, “os projetos são uma maneira de repensar a função da escola, com o objetivo de corresponder às necessidades de uma sociedade em permanente mutação, cujos conhecimentos são, cada vez mais, rapidamente revisados e transformados.” Para a realização da atividade 7 foi sugerida uma pesquisa para estudo e aprofundamento sobre o “trabalho por projeto”, pois o assunto permeou os módulos do curso. A seguir na atividade 8 foi solicitado a divulgação da pesquisa realizada na atividade anterior cujo tema era “Matemática através de Jogos” que tinha como meta tornar o aprendizado da Matemática mais dinâmico e criativo.

O tema desenvolvido no Módulo II- Unidade II trata da internet, hipertexto e hipermídia. No encontro presencial fomos convidados a navegar por sites elencados pelos autores do módulo e a atividade 2.1 foi desenvolvida nesse momento, discutimos sobre os conteúdos dos sites e os hipertextos.

Na atividade 2.2.A, navegando em hipertexto sobre hipertexto, a proposta era conhecer, navegar livremente pela página da Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto e relatar as impressões sobre a experiência de navegação pelos links para outras páginas ou para outros links na mesma página contidos no site, sem medo de errar. Esta atividade possibilitou conhecer um produto textual, o hipertexto em que se navega além de ler e a reflexão sobre a importância do papel do professor como mediador da aprendizagem.

Para a realização da atividade 2.2.B: O que é hipertexto? Pesquisei o conceito de hipertexto em várias páginas da internet, a dificuldade maior foi selecionar os trechos mais interessantes diante de tantos hipertextos encontrados. Copiei os endereços e escrevi um texto conceituando hipertexto com a ajuda dos resultados colhidos durante a pesquisa.

Essa atividade 2.3: Conhecendo e comentando textos de três cursistas, no acervo da biblioteca do aluno sobre o conceito de hipertexto realizado na atividade anterior e tecer comentários no Fórum acerca do tema, ampliou ainda mais a construção do conhecimento sobre hipertexto, uma vez que foram realizadas pesquisas que possibilitaram a construção de uma linha do tempo por meio dos textos construídos pelos colegas do curso. A seguir participar do fórum Planejando atividade com hipertexto tecer comentários, dúvidas e ou sugestões. Veja abaixo os comentários sobre os textos elaborados nessa atividade. Fórum: O que é Hipertexto?

Fórum: Planejando atividade com hipertexto.

A Atividade 2.4 solicitou a criação de um portfólio com hipertextos para as atividades que foram elaboradas durante a trajetória dos quatro módulos do curso, exatamente o texto que estamos lendo nesse momento.

Nessa Atividade 2.5 - Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet, planejamos uma aula prevista no Projeto Circulando com Segurança na Escola sobre jogos na internet. Os alunos do 4º Ano deveriam pesquisar e escrever uma dica de jogo com conteúdo sobre Educação para o trânsito, copiar o endereço do site, fazer um link e indicar para alunos da alfabetização. Veja mais... A professora regente desenvolveu a atividade, havia também um estagiário nessa turma que auxiliou os alunos e eu que sou PCTE - Professora Coordenadora das Tecnologias na Escola fiquei responsável por observar e registrar a execução da aula prevista na atividade 2.6 e também fizemos um documento multimídia ou um hiperdocumento lincando o planejamento de aula com o registro digital da experiência atividade 2.7, e também as fotos e as produções dos alunos.

A elaboração do pôster 2.8 foi o momento mais importante do módulo, pois teríamos que apresentar com criatividade o resumo do trabalho desenvolvido, objetivos, público alvo, metodologia utilizada, recursos e resultados, ou seja, uma síntese do projeto para apresentar no encerramento do módulo no encontro presencial.

A Atividade 2.9 A/B: vagando pela Wikipédia e Wikcionário solicitava o acesso ao portal http://pt.wikipedia.org/  iniciando pelo Wikcionário conhecer esse link e vagar por ele, depois escolher um verbete que tenha um significado importante na minha região se cadastrar e ampliar a definição. Depois acessar o Fórum Navegando na Wikipédia/wikidicionário e registrar o relato de navegar pelo portal e link sugerido. A seguir o resultado da pesquisa e comentários no fórum.

O terceiro módulo – unidade 3 teve como tema: Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais

A atividade 3.1 –“ Saltos no Tempo” do Bloco do Passo contém uma animação elaborada no editor de apresentações possibilitou a visualização da partitura que o músico criou para comunicar aos instrumentistas sua composição, ele teve que desenvolver uma partitura virtual. A tecnologia digital facilitou compreensão espacial de como a peça se desenvolveria e assim as ferramentas utilizadas pelo autor fizeram a transposição didática do que ele tinha de imagem cênico- musical e os sons dos corpos em movimento, únicos instrumentos utilizados nessa apresentação do Bloco do Passo.

Na atividade 3.2- Conhecendo repositórios de material digital visitei o portal na Internet Domínio Público - Biblioteca Digital desenvolvida em software livre no seguinte endereço: http://www.dominiopublico.gov.br/acessei o link do filme com o título “Paulo Freire Contemporâneo” ( Parte 1), o vídeo narra a vida e obra desse autor e sua importância na implantação da alfabetização de adultos no Brasil.  http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=99980  

Descobri um livro digital do autor José Leon Machado “ A Bruxa e o Caldeirão” ilustrações de Alexandre Bandeira Rodrigues, disponível em formato pdf a mídia utilizada é o texto http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pv00001a.pdf  que pode ser apresentado no computador e data show e contado em capítulos. Muito interessante para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Outro livro interessante é “A Borboleta Azul” da autora Lenira Almeida Heck que relata a vida de uma borboleta e as transformações que ocorrem durante seu ciclo de vida saiba mais acessando http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eu000004.pdf
Para essa atividade acessei portal do professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/br entrei no link “ Recursos Educacionais” escolhi os recursos multimídias de áudio de danças, folguedos e festas da Cultura Popular Brasileira e de vídeo de uma Parlenda conhecida “A velha a Fiar e um Conto para indicar aos colegas do curso e assim realizar a atividade 3.3 - Conhecendo repositórios de material digital.

A atividade 3.4: Compartilhando descobertas teve como objetivo divulgar na escola aos professores as descobertas durante a pesquisa dos conteúdos e recursos multimídias disponíveis no Portal do professor e Porta curtas e assim os professores começaram a acessar as páginas sugeridas à procura de produtos multimídias para implementar suas aulas.

Para a realização da atividade 3.5: Apresentação hipertextual elaborei uma proposta de atividade, ou seja, um esboço inicial no aplicativo PowerPoint contendo 4 slides em que apresentei o Projeto Contando lendas, as mídias digitais e as tecnologias utilizadas e também criei um link para o filme disponível site do Porta curtas. Em seguida formamos uma dupla eu como Professora e a PCTE Juliani Faustino como colaboradora, planejamos as sequências didáticas para desenvolver o Projeto Contando Lendas com meus alunos do 2º Ano D Vespertino e assim realizar a atividade 3.6 – Planejando uma atividade usando mídias digitais. A atividade seguinte era para analisar os trabalhos postados pelos colegas no fórum: Planejamentos e deixar comentários com sugestões para que os cursistas percebi que os planejamentos estavam criativos e os recursos utilizados eram compatíveis com as propostas.

Fórum: Planejamentos

Na atividade 3.7: Execução da atividade planejada relatei a experiência maravilhosa que foi desenvolver esse projeto, ensinei e aprendi com alunos e professores que auxiliaram tanto na elaboração como na execução das atividades planejadas. Por meio dos recursos multimídias e das tecnologias utilizadas nas aulas os alunos avançaram na leitura e na escrita.

Para a atividade 3.8: Criar um produto hipermídia elaborei uma animação com personagens das lendas e textos produzidos pelos alunos na sala de recursos tecnológicos. Tive dificuldades nessa produção hipermídia, pois não conhecia os recursos disponíveis no aplicativo PowerPoint, recorri a uma colega da escola que disponibilizou um material sobre o assunto e assim terminei o meu trabalho. O último slide era para descrever a atividade 3.8 e assim concluir a atividade 3.9 que seria apresentado no encontro presencial.

Para o encerramento do módulo a atividade 3.10 presencial foram escolhidas duas cursistas para apresentar e divulgar os trabalhos desenvolvidos e os produtos hipermídias elaborados a partir das atividades realizadas durante o 3º módulo.

Para o encerramento do curso estudamos no quarto módulo – unidade 4: Currículo, Projetos e Tecnologia.

O foco da discussão durante a abertura do módulo encontro presencial girou em torno das mudanças que as tecnologias e as novas estratégias promovem tanto na prática pedagógica dos professores como na potencialização da aprendizagem dos alunos. Lemos a entrevista de Pedro Demo “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.

Na atividade 4.1: Pensando sobre as possíveis mudanças os cursistas foram organizados em sete grupos e cada grupo estudou uma parte do texto previamente separado pela tutora da turma e debatemos sobre as possíveis mudanças no modo de aprender e de ensinar na escola atual.

Para a atividade 4.2: Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias cada participante escreveu um pequeno texto sobre características das tecnologias de informação e comunicação e sua contribuição ao integrá-las à sua prática pedagógica. Veja um comentário sobre o que escrevi no fórum.

Fórum-Possibilidades de contribuições das tecnologias

E também lemos os textos dos colegas do curso, conhecemos e ampliamos os textos, formamos assim, uma rede de reflexão coletiva da turma sobre as características das tecnologias e suas contribuições ao fazer pedagógico do professor.

Fórum-Possibilidades de contribuições das tecnologias

Durante a realização da atividade 4.3: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula registrei uma experiência com projetos bem sucedida que teve como tema “Dengue – problema Político ou Social?” relatei essa experiência com projeto em sala de aula, as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas, as áreas do conhecimento envolvidas e a integração dos conteúdos ao currículo.

Para a atividade 4.4: Experiências com a integração de tecnologias ao currículo relatei o Projeto Contando Lendas desenvolvido com os meus alunos do 2º Ano Alfabetização, as atividades desenvolvidas, os objetivos, os conteúdos, as tecnologias e mídias utilizadas e os resultados alcançados.

Na Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles está sendo desenvolvido o Projeto Dividindo Responsabilidades que tem como objetivo envolver a comunidade escolar e sensibilizá-la para a economia de água na escola. Assim envolvemos os alunos do 8º Ano A matutino nessa tarefa e realizei a atividade 4.5: Projetos de trabalho em sala de aula com a  integração de tecnologias ao currículo. Saiba mais... em seguida executamos as atividades na sala de recursos tecnológicos eu como PCTE e a professora Carolina de Matemática como regente. Após a execução relatei no fórum: Relatos de projetos de trabalho o desenvolvimento do projeto, bem como as atividades, as elaborações dos alunos e as tecnologias e mídias utilizadas.

E nesse fórum comentei a importância do Projeto Narradores para os alunos da Educação de Jovens e Adultos e o Projeto As Plantas da Escola suas contribuições na aprendizagem de alunos e professores.

Na sequência, reelaboramos o planejamento conforme foi solicitado na atividade 4.6: Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. E inseri no Fórum “Currículo desenvolvido na ação” a minha análise da integração das tecnologias ao currículo e os conhecimentos construídos.

Ainda na atividade 4.6 - item 8 solicitava a inserção do Plano de Aula reelaborado no Portal do Professor saiba mais em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=10883 

A tarefa proposta na atividade 4.7: conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo pode-se dizer que foi a mais difícil até o momento, mas consegui definir currículo, relatei as contribuições e a integração das tecnologias e projetos ao desenvolvimento do currículo. Como afirma Bianconcini e Prado “com base nestes princípios e concepções, os aspectos fundamentais a enfatizar no processo de integração de tecnologias ao currículo no trabalho com projetos é a produção colaborativa de conhecimentos, o uso da tecnologia na aprendizagem e no desenvolvimento do currículo.”

Após conceituar currículo li e comentei dois textos sobre tema: Muito interessante, a conceituação de currículo da cursista Renata Ribeiro, uma vez que ela chegou à conclusão que o conceito de currículo não se limita a disciplinas e conteúdos que devem ser ministrados e, por vezes, não compreendidos. E sim integrado as áreas do conhecimento e para que isso ocorra ela afirma que é necessário que se modifique os espaços e tempos na escola.
Outro texto que expressa o conceito de currículo de forma clara e objetiva foi elaborado pela cursista Eliane Justino: “currículo escolar conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de educação específica. Inclui todas as atividades e experiências que permitem que a criança aprenda atividades planejadas para atingir determinados objetivos educativos e acontecimentos inesperados que se revelam boas oportunidades para aprender.”

Concluindo as atividades participei do fórum PROINFO INTEGRADO no Portal do professor no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/listarForuns.html   atividade 4.8: Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologias.

Esse curso demonstrou possíveis mudanças no modo de ensinar e de aprender na escola, ou seja, o aluno que estuda com a mediação do professor por meio de uma prática pedagógica que privilegia as novas tecnologias e mídias disponíveis desenvolve habilidades de encontrar informações, selecionar sites e conteúdos confiáveis, ler textos verbais, imagens e assim transformar a informação em conhecimento.


REFERÊNCIAS


CHAVES, Idália de Sá- Portfólios Reflexivos: estratégias de formação e de supervisão.

HERNANDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.


WEBLIOGRAFIA