Professora:
Elizabeth G. Alcântara 1º Ano C Vespertino
Planejamento anual do 1º Ano - 2012
Matemática
Eixos temáticos: Números
e operações, Espaço e forma, Grandezas e medidas, Tratamento da informação.
Objetivos:
·Perceber a
existência de diversos tipos de números, bem como seus diferentes significados;
·
Compreender a utilidade do conhecimento
matemático no cotidiano;
·Descobrir regularidades na seqüência
numérica, utilizando a leitura, a escrita, a comparação, a contagem, a
recontagem e ordenação dos números naturais;
·Descobrir
o antecessor e o sucessor de um número natural.
·Resolver situações-problemas envolvendo
adição, subtração, multiplicação, divisão, saber validar estratégias e
resultados, construindo os significados das operações fundamentais para o
desenvolvimento do raciocínio;
·
Resolver problemas expressos por situações
orais, textos e representações matemáticas.
·Reconhecer
as figuras planas e não planas;
·Identificar semelhanças e diferenças entre
objetos pela observação de suas formas.
·Identificar a
localização de colegas que sentam a sua volta ou objetos no espaço, usando como
referencial seu próprio corpo ou objeto;
·Estabelecer pontos de referência para
situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço, para identificar relações de
posição em objetos no espaço;
·
Relacionar sólidos geométricos poliedros e
corpos redondos;
· Perceber
semelhanças e diferenças e identificar regularidades entre objetos no
espaço, em situações que envolvam
descrições orais, construções e representações.
·
Reconhecer figuras planas como face de alguns
sólidos.
·Comparar as
grandezas utilizando os conceitos: grande/pequeno, maior/menor, mais
grosso/mais fino, mesma grossura, mesmo tamanho, na construção do número;
·Identificar as seqüências dos dias da
semana, dos meses do ano e dos dias do mês por meio de situações vivenciadas.
·
Utilizar conhecimentos relacionados a noções de
medidas, usando as unidades não-convencionais apropriadas à característica que
se quer medir
·
Resolver situações-problema envolvendo troca de
cédulas e moedas do SMB;
·
Utilizar as noções das regras do sistema de numeração
decimal para reconhecer os valores das cédulas e moedas que compõem o SMB;
·
Comparar valores de cédulas e moedas;
·
Utilizar grandezas não-convencionais para medir
distâncias entre dois objetos.
·
Estimular resultados de medições.
·Resolver problemas expressos por situações
orais, textuais ou representações matemáticas, utilizando as noções de
gráficos;
Conteúdos:
Números de 0 a
100;
·Aspecto ordinal e cardinal do número:
contagem e recontagem;
·Seqüência numérica, seriação e ordenação;
·Contagem e registro da quantidade;
·Comparação: correspondência um a um, grupo
a grupo, estimativa;
·Antecessor
e sucessor dos números naturais.
·Produção da leitura e da escrita dos
números naturais;
·Situações-problema, envolvendo as idéias
da adição e subtração;
·Situações de contagem de grandes
quantidades para realizar agrupamento.
·
Situações-problema, envolvendo as idéias
multiplicativas e divisivas;
·
Situações de contagem de grandes quantidades
para realizar agrupamento
·
Identificação de regularidades na seqüência
numérica, para nomear, ler e escrever, comparar e ordenar números.
·Formas geométricas planas: círculo,
quadrado, triângulo e retângulo;
· Sólidos
geométricos: esfera, cilindro, cubo e paralelepípedo.
·Vocabulário
fundamental para a matemática relativa aos conceitos das grandezas:
grande/pequeno, maior/menor, mais grosso/mais fino, mesma grossura, mesmo
tamanho, na construção do número;
·Medidas de tempo: calendário, hora, dia,
semana, mês e ano;
·
Sistema monetário brasileiro;
·
Medidas não-convencionais de comprimento (pé,
palmo, passo)
·Função do número
como código numérico na organização de informações;
·Informações contidas em imagens ou gráfico.
·
Informações contidas em tabelas simples e/ou
listas
·Gráficos de barras.
Situações didáticas:
·
Mobilização dos conhecimentos prévios sobre o conhecimento numérico e registro de hipóteses levantadas.
·
Proposição de atividades para identificar
símbolos, escritos e representados por gestos para se comunicar no cotidiano
(placas de carro e de trânsito, telefones, endereços, linhas de ônibus, roupas,
calçados, identidade).
·
Proposição de brincadeiras e canções para
ensinar números.
·
Solicitação de coleta de tampinhas e utilizá-las
diariamente para contagem.
· Utilização de materiais manipulativos
para a realização de contagem, correspondência um a um, grupo a grupo,
estimativa e representação de quantidades numéricas;
·Representação dos números naturais usando
estratégias pessoais de registro (riscos, desenhos).
·Utilização
de conhecimentos relacionados às noções de números, aos significados das
operações, apropriando-se de procedimentos de cálculos pessoal ou convencional
e produzir sua expressão gráfica;
·
Organização de grupos para realização atividades
com material dourado, Jogo Nunca Dez, agrupamentos e representação de numerais.
·
Realização de atividades de contagem:
quantidades de meninos e meninas, por meio de registros não convencionais riscos
e gráficos, agrupamentos, situações- problemas no livro didático e atividades
xerocopiadas.
·
Preenchimento de tabela numérica.
·
Leitura, interpretação e resolução de
situações-problema coletivamente.
·
Escrita coletiva de situações–problema, a partir
de cenas em cartazes.
·
Leitura diária e preenchimento do calendário
mensal dos meses do ano, fichas de informações pessoais, pesquisa.
·
Participação em jogos de memória, Tux Math
operações matemáticas e reconhecimento numérico, ligue pontos para construção
da sequência numérica e jogos online de identificação de quantidades no computador.
·
No livro didático de
matemática realizarão atividades de traçado de números, identificação de
quantidades, identificação de formas e cores, o aspecto ordinal e
cardinal do número: contagem e recontagem;
·
Resolução de situações- problema não numéricos com
atividades xerocopiadas.
·
Recorte e colagem de formas geométricas
relacionando com objetos do cotidiano..
·
Ilustração por meio de desenho de situações
cotidianas utilizando formas geométricas.
·
Elaboração de dobraduras com formas geométricas.
·
Manuseio de objetos que representam figuras não
planas, relacionando aos sólidos geométricos.
·
Montagem de sólidos geométricos a partir de suas
planificações.
·
Identificação figuras planas nos sólidos
geométricos por meio de decalque das faces.
·
Montagem de mercadinho para ensinar o
reconhecimento de moedas e cédulas do Sistema Monetário
Brasileiro em situações
reais de compra.
·Leitura e interpretação de informações
contidas em imagens e gráficos (maior/menor, alto/baixo);
·
Elaboração coletiva de tabela e interpretação de
gráfico sobre dados coletados na sala de aula e familiares.
·
Construção de tabelas simples e gráficos de
barra, utilizando recursos de papel quadriculado e planilha eletrônica no
computador.
Avaliação: os
alunos serão avaliados mediante participação, realização das atividades,
observação, análise das representações numéricas e anotação da aprendizagem de
cada aluno, registro em planilha de acompanhamento: habilidades previstas por
bimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário