Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, Professora e Coordenadora das Tecnologias na Escola PCTE

sábado, 18 de agosto de 2012

Planejamento anual de Matemática_ 1º Ano


Professora: Elizabeth G. Alcântara     Ano C Vespertino

Planejamento anual do 1º Ano - 2012

Matemática

Eixos temáticos: Números e operações, Espaço e forma, Grandezas e medidas, Tratamento da informação.
 
Objetivos:
·Perceber a existência de diversos tipos de números, bem como seus diferentes significados;
· Compreender a utilidade do conhecimento matemático no cotidiano;
·Descobrir regularidades na seqüência numérica, utilizando a leitura, a escrita, a comparação, a contagem, a recontagem e ordenação dos números naturais;
·Descobrir o antecessor e o sucessor de um número natural.
·Resolver situações-problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão, saber validar estratégias e resultados, construindo os significados das operações fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio;
· Resolver problemas expressos por situações orais, textos e representações matemáticas.
·Reconhecer as figuras planas e não planas;
·Identificar semelhanças e diferenças entre objetos pela observação de suas formas.
·Identificar a localização de colegas que sentam a sua volta ou objetos no espaço, usando como referencial seu próprio corpo ou objeto;
·Estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço, para identificar relações de posição em objetos no espaço;
· Relacionar sólidos geométricos poliedros e corpos redondos;
· Perceber semelhanças e diferenças e identificar regularidades entre objetos no espaço,  em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.
· Reconhecer figuras planas como face de alguns sólidos.
·Comparar as grandezas utilizando os conceitos: grande/pequeno, maior/menor, mais grosso/mais fino, mesma grossura, mesmo tamanho, na construção do número;
·Identificar as seqüências dos dias da semana, dos meses do ano e dos dias do mês por meio de situações vivenciadas.
· Utilizar conhecimentos relacionados a noções de medidas, usando as unidades não-convencionais apropriadas à característica que se quer medir
· Resolver situações-problema envolvendo troca de cédulas e moedas do SMB;
· Utilizar as noções das regras do sistema de numeração decimal para reconhecer os valores das cédulas e moedas que compõem o SMB;
· Comparar valores de cédulas e moedas;
· Utilizar grandezas não-convencionais para medir distâncias entre dois objetos.
· Estimular resultados de medições.
·Resolver problemas expressos por situações orais, textuais ou representações matemáticas, utilizando as noções de gráficos;

Conteúdos: Números de 0 a 100;
·Aspecto ordinal e cardinal do número: contagem e recontagem;
·Seqüência numérica, seriação e ordenação;
·Contagem e registro da quantidade;
·Comparação: correspondência um a um, grupo a grupo, estimativa;
·Antecessor e sucessor dos números naturais.
·Produção da leitura e da escrita dos números naturais;
·Situações-problema, envolvendo as idéias da adição e subtração;
·Situações de contagem de grandes quantidades para realizar agrupamento.
· Situações-problema, envolvendo as idéias multiplicativas e divisivas;
· Situações de contagem de grandes quantidades para realizar agrupamento
· Identificação de regularidades na seqüência numérica, para nomear, ler e escrever, comparar e ordenar números.
·Formas geométricas planas: círculo, quadrado, triângulo e retângulo;
· Sólidos geométricos: esfera, cilindro, cubo e paralelepípedo.
·Vocabulário fundamental para a matemática relativa aos conceitos das grandezas: grande/pequeno, maior/menor, mais grosso/mais fino, mesma grossura, mesmo tamanho, na construção do número;
·Medidas de tempo: calendário, hora, dia, semana, mês e ano;
· Sistema monetário brasileiro;
· Medidas não-convencionais de comprimento (pé, palmo, passo)
·Função do número como código numérico na organização de informações;
·Informações contidas em imagens ou gráfico.
· Informações contidas em tabelas simples e/ou listas
·Gráficos de barras.

 
Situações didáticas: 
· Mobilização dos conhecimentos prévios sobre o conhecimento numérico e registro de hipóteses levantadas.
· Proposição de atividades para identificar símbolos, escritos e representados por gestos para se comunicar no cotidiano (placas de carro e de trânsito, telefones, endereços, linhas de ônibus, roupas, calçados, identidade).
· Proposição de brincadeiras e canções para ensinar números.
· Solicitação de coleta de tampinhas e utilizá-las diariamente para contagem.
· Utilização de materiais manipulativos para a realização de contagem, correspondência um a um, grupo a grupo, estimativa e representação de quantidades numéricas;
·Representação dos números naturais usando estratégias pessoais de registro (riscos, desenhos).
·Utilização de conhecimentos relacionados às noções de números, aos significados das operações, apropriando-se de procedimentos de cálculos pessoal ou convencional e produzir sua expressão gráfica;
· Organização de grupos para realização atividades com material dourado, Jogo Nunca Dez, agrupamentos e representação de numerais.
· Realização de atividades de contagem: quantidades de meninos e meninas, por meio de registros não convencionais riscos e gráficos, agrupamentos, situações- problemas no livro didático e atividades xerocopiadas.
· Preenchimento de tabela numérica.
· Leitura, interpretação e resolução de situações-problema coletivamente.
· Escrita coletiva de situações–problema, a partir de cenas em cartazes.
· Leitura diária e preenchimento do calendário mensal dos meses do ano, fichas de informações pessoais, pesquisa.
· Participação em jogos de memória, Tux Math operações matemáticas e reconhecimento numérico, ligue pontos para construção da sequência numérica e jogos online de identificação de quantidades no computador.
· No livro didático de matemática realizarão atividades de traçado de números, identificação de quantidades, identificação de formas e cores, o aspecto ordinal e cardinal do número: contagem e recontagem;
· Resolução de situações- problema não numéricos com atividades xerocopiadas.
· Recorte e colagem de formas geométricas relacionando com objetos do cotidiano..
· Ilustração por meio de desenho de situações cotidianas utilizando formas geométricas.
· Elaboração de dobraduras com formas geométricas.
· Manuseio de objetos que representam figuras não planas, relacionando aos sólidos geométricos.
· Montagem de sólidos geométricos a partir de suas planificações.
· Identificação figuras planas nos sólidos geométricos por meio de decalque das faces.
· Montagem de mercadinho para ensinar o reconhecimento de moedas e cédulas do Sistema Monetário
Brasileiro em situações reais de compra.
·Leitura e interpretação de informações contidas em imagens e gráficos (maior/menor, alto/baixo);
· Elaboração coletiva de tabela e interpretação de gráfico sobre dados coletados na sala de aula e familiares.
· Construção de tabelas simples e gráficos de barra, utilizando recursos de papel quadriculado e planilha eletrônica no computador.


Avaliação: os alunos serão avaliados mediante participação, realização das atividades, observação, análise das representações numéricas e anotação da aprendizagem de cada aluno, registro em planilha de acompanhamento: habilidades previstas por bimestre.






Nenhum comentário: