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Pedagoga, Professora e Coordenadora das Tecnologias na Escola PCTE

CONTANDO LENDAS

Prefeitura Municipal de Campo Grande

Secretaria Municipal de Educação

Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais

Núcleo de Tecnologia Educacional

Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Cursista: Elizabeth Guedes Alcântara

Módulo III

Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais

Atividade 3.6: Planejando uma atividade usando mídias digitais.
Unidade Escolar: Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles Campo Grande / MS

Professora Elizabeth Guedes Alcântara ( PCTE matutino e Atividades no Vespertino)

PCTE: Juliani Faustino e Carolina Lino

Nível De Ensino: Ensino Fundamental I 2º Ano D Turno: Vespertino

Público Alvo: Alunos De 6 a 8 Anos

Período de realização: Julho a Setembro – 2009

PROJETO CONTANDO LENDAS

Justificativa

O Projeto Contando Lendas tem como finalidade o desenvolvimento da leitura e escrita, contribuindo assim para o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2º Ano D que ainda estão construindo seus saberes sobre o Sistema Alfabético de Escrita.

Partindo desse pressuposto a metodologia nas situações de ensino e de aprendizagem privilegiará a utilização de recursos multimídias nas aulas, tais como: vídeos, animações, jogos, produtos de arquivos de áudio, uma vez que eles apresentam a informação de forma atrativa incluindo textos, imagens, cores, sons, simulações de ambientes e interação.

E também por meio de atividades significativas como brincadeiras, ilustrações e músicas folclóricas, atividades que são vivenciadas pelas crianças em seu cotidiano.

Portanto o trabalho a ser desenvolvido viabilizará ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento e as tecnologias com o anseio de “gerar situações de aprendizagem com maior qualidade, ou seja, criar ambientes de aprendizagem em que a problematização, a atividade reflexiva, atitude crítica, capacidade decisória e a autonomia sejam privilegiadas.” (PCN – 141- Tecnologias da Comunicação e Informação- 5ª parte).

Objetivos:

• Valorizar a cultura folclórica brasileira.

• Ler e compreender textos.

• Saber ouvir e falar.

• Narrar fatos e histórias.

• Produzir textos verbal texto escrito e não verbal - desenho, coerentes com a proposta.

• Utilizar recursos multimídias para implementar as aulas.

Componentes Curriculares:Língua Portuguesa/História/Pluralidade Cultural/ Geografia.

Conteúdos: textos narrativos: contos de assombração, lendas, leitura de texto não verbal, lista, produção de texto, reescrita de textos; folclore..

Situações didáticas:

• Leitura de livros de literatura sobre as lendas brasileiras em sala de aula no Cantinho da Leitura e na biblioteca da escola.

• Contação de histórias/lendas pela professora na Roda de Leitura.
• Interpretação de textos – lendas, cantigas, contos, filmes.

• Produção escrita de lista de palavras, escrita de textos memorizados, cruzadinhas, diagramas e palavras lacunadas

Adequando às estratégias pedagógicas às necessidades de cada aluno.

• Participação em jogos sobre o tema na internet- jogos de memória, quebra-cabeça, e conhecer os personagens das lendas lendo os textos na página da turma do saci


• Realização de pesquisa sobre lendas da época da infância dos familiares e amigos.
• Projeção do filme Sítio do Picapau Amarelo: O Saci em DVD na biblioteca.
• Registro por meio de textos sobre os personagens das lendas lidas e dos filmes assistidos.
• Projeção do filme Eu Juro que vi: Matinta Perera disponível na página do portacurtas http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=4688&Exib=1

Na sala de recursos tecnológicos utilizando o computador, a internet e Data show.

• Produzir texto no aplicativo powerpoint com o tema do filme: eu juro que vi. A lenda será de livre escolha do aluno.

• Ilustração do tema Folclore/ Lendas “Eu Juro que vi” por meio de desenho no paint e no papel A4 para exposição no mural.

• Gravação da narração de uma lenda e/ou um conto de assombração pelos alunos na câmera fotográfica digital e edição de vídeo e áudio no programa windows movie maker.
• Concurso de desenho tema “Eu Juro que vi”. O desenho mais criativo do Folclore/ Lendas será premiado com medalha.
• Apresentação dos trabalhos para outras turmas da escola.
Avaliação:

Os alunos serão avaliados mediante a participação no desenvolvimento das atividades, registros dos textos e desenhos, análise das produções de textos quanto à coerência ao tema proposto, sequência lógica das idéias e criatividade.