Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, Professora e Coordenadora das Tecnologias na Escola PCTE

LER, ESCREVER E CONTAR COM HQ

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL DR. TERTULIANO MEIRELLES

R. Aniceto da Costa Rondon, 340 - V. Caiçara - CEP 79090-290 - Fone: 314-3774


Projeto Alegria de Ler e Escrever

Tema Aprendendo com Histórias em Quadrinhos.

Período de realização Março a Setembro/2010

População –Alvo Alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 8º Ano Turno: Matutino

Recursos Humanos

Diretora: Ana Rita Lopes Dourado Armada
Diretora Adjunta: Edna Tavares Ferreira
Supervisoras: Leide Ojeda Leite
Orientadoras: Syomara Regina de Carvalho
Professores de 1º ao 8º ano
Assistente de Biblioteca
Funcionários Administrativos

Professora Coordenadora das Tecnologias na Escola: PCTE - Matutino:Elizabeth Guedes Alcântara e
Professora Regente- Vespertino: 3º Ano D

Justificativa O Projeto Alegria de Ler, Escrever E Contar tem como finalidade o desenvolvimento da leitura, da escrita e da alfabetização Matemática. Os recursos utilizados serão as histórias em quadrinhos de Maurício de Sousa e os Contos Clássicos reescritos por ele tendo como protagonistas das histórias os personagens da Turma da Mônica. Esses personagens são conhecidos dos alunos e representam comportamentos de crianças dessa faixa etária e assim possibilitam boas discussões sobre temas a serem trabalhados nos diversos componentes curriculares. Contribuirão assim, para o processo de alfabetização e letramento dos alunos que ainda estão construindo seus saberes sobre o Sistema Alfabético de Escrita, a Linguagem Matemática e discussão de Temas Transversais.
A metodologia nas situações de ensino e de aprendizagem privilegiará a utilização de atividades significativas como leitura de gibis e livros impressos dos personagens de histórias em quadrinhos criados pelo autor Maurício de Sousa e Ziraldo, banco de biografias dos personagens e acessos ao portal www.monica.com.br e por meio recursos multimídias, tais como: vídeos, animações, jogos, produtos de arquivos de áudio, uma vez que eles apresentam a informação de forma atrativa incluindo textos, imagens, cores, sons, simulações de ambientes e interação.

O que o aluno pode aprender com as aulas

-Aprimorar a leitura e a escrita.

-Ler texto com linguagem verbal e não verbal.

-Reconhecer as características dos gêneros textuais: contos, biografias e histórias em quadrinhos.

-Reconhecer no texto relações entre personagens e ações.

-Produzir seus próprios textos em quadrinhos.

-Revisar e reescrever textos.

-Resolver situações- problema, ler, contar e registrar numerais, identificar figuras e formas geométricas, ler e construir tabela e gráficos.

-Respeitar e acolher opiniões alheias.

-Reconhecer e identificar algumas diferenças existentes entre pessoas pertencentes ao mesmo grupo social.

- Reconhecer diferentes formas de exploração da natureza.

-Reconhecer o bairro como espaço geográfico interligado a outros lugares.

-Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social.

Conteúdos Língua Portuguesa: Leitura, interpretação e produção de contos e de histórias em quadrinhos.

Matemática: Situações-problema envolvendo as quatro operações, construção de números, geometria, leitura e construção de tabelas e gráficos.

História: Diferenças entre pessoas do mesmo grupo social, Ética, Boas maneiras, Direitos e Deveres.

Geografia: Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural, Trabalho.

Ciências: Higiene corporal e saúde.

Desenvolvimento das Atividades

Situações didáticas:

-Mobilização dos conhecimentos prévios dos alunos acerca dos assuntos abordados: biografia, família, comportamento, higiene, moradia, trabalho e alimentação dos personagens estudados.

-Questionamentos orais e registro em cartaz ou quadro das suposições dos alunos no final confronto com os novos conhecimentos sobre o tema.

- realização de pesquisa na internet da biografia de um personagens de HQ por grupo e apresentação do resultado da pesquisa por meio de dramatização, mímica, texto verbal ou não verbal para apresentar a turma.

-Contação de histórias/contos pela professora na Roda de Leitura (contos reescritos por Mauricio de Sousa).

-Leitura de gibis e livros escritos por Maurício de Sousa e Ziraldo em sala de aula no Cantinho da Leitura e na biblioteca da escola.

-Projeção de filmes da Turma da Mônica e do Chico Bento em DVD, Data e no computador filmes e jogos disponíveis na página do Portal da Turma da Mônica e do Menino Maluquinho na sala de recursos tecnológicos.

-Realização de atividades de produção escrita e produção de texto a partir de tirinhas, histórias em quadrinhos abordando temas, tais como, higiene, doenças, boas maneiras.

-Realização de entrevista sobre personagens de HQ da infância dos familiares e amigos.

-Registro por meio de textos sobre direitos e deveres dos alunos, boas maneiras, doenças, espaço geográfico.

-Escrita de palavras, textos no aplicativo impress sobre temas dos filmes assistidos.

-Reescrita coletiva de palavras e textos produzidos pelos alunos utilizando o retroprojetor.

-Gravação da narração de dicas sobre os assuntos trabalhados pelos alunos na câmera fotográfica digital.

-Concurso de desenho tema “Alegria de Ler e Escrever”. O desenho mais criativo será impresso em panfleto de divulgação do projeto.

Recursos Educacionais Tecnologias e mídias utilizadas: TV, aparelho de DVD, câmera digital, Data show, livros impressos e digitais, gibis, computadores, vídeos, animações, jogos, produtos de arquivos de áudio, banco de textos e cartazes.

Avaliação

Os alunos serão avaliados mediante a participação no desenvolvimento das atividades, registros dos textos e desenhos, análise das situações-problema quanto às estratégias utilizadas para resolução e produções de textos quanto à coerência ao tema proposto, ao assunto, pontuação, sequência lógica das idéias e criatividade e mudança de atitude.

As atividades do projeto serão divulgadas por meio do jornal da escola.