Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, Professora e Coordenadora das Tecnologias na Escola PCTE

APRENDENDO COM OS ANIMAIS

ESCOLA MUNICIPAL DR. TERTULIANO MEIRELLES
CAMPO GRANDE, 1 SETEMBRO DE 2010.

“ PROJETO CONTANDO HISTÓRIAS: APRENDENDO COM ANIMAIS”

Justificativa

O Projeto Contando histórias “Aprendendo com animais” surgiu da necessidade de desenvolver e aprimorar a leitura e a escrita dos alunos dos 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles, situada na região da Lagoa em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Participam desse trabalho a Professora Terezinha, o Assistente de Biblioteca Christian, as PCTE Elizabeth e Deise e Professores.
Inicialmente selecionamos o tema a ser desenvolvido “Aprendendo com os Animais”, por ser um tema que chama a atenção dos alunos e é abordado em vários conteúdos envolvendo diferentes disciplinas. Pesquisamos na biblioteca os livros e DVDs, na sala de tecnologias acessamos vários sites que abordam o assunto a ser trabalhado, tais como filmes na página do porta curtas e histórias disponíveis no site do Domínio público, TV Escola na barra Edubar e jogos. Os recursos multimídias utilizados serão: vídeos, animações, jogos disponíveis na internet sobre o assunto, produtos de arquivos de áudio, máquina fotográfica digital para registro digital no momento da contação de histórias e durante a realização das atividades, gravação de áudio dos textos produzidos na sala de informática, no aplicativo Audacity e computadores.
O evento disparador do projeto será a contação da história “Bichodário” apresentada no Cantinho da leitura ao ar livre, registro por meio de ilustração e de elaboração de palavras, frases e textos.

Metodologia:

• Contação de histórias na roda de leitura em ambiente ao ar livre.

• Leitura de livros em capítulos em sala de aula.

• Projeção de filmes e pequenas histórias disponíveis na TV Escola, Porta Curtas e Internet.

• Teatro de Fantoches.

• Registro das histórias lidas ou contadas por meio de ilustrações, dobraduras, pinturas, desenhos, escrita de palavras, frases e reconto da parte que achou mais interessante.

• Criação de livrinhos ilustrados na sala de aula e na sala de informática partir das histórias contadas e acessadas na internet.

• Exposição dos trabalhos no mural de leitura  e na sala de tecnologias.

Recursos:
Livros impressos, computadores, TV, DVD da TV Escola, Data show, lápis coloridos, papéis dobradura, manilha, A4, A3, tinta colorida para impressora,

Avaliação: os alunos serão avaliados mediante a participação nas atividades desenvolvidas e por meio da análise das produções realizadas durante o desenvolvimento do projeto.