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Pedagoga, Professora e Coordenadora das Tecnologias na Escola PCTE

MATEMÁTICA DIVERTIDA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Turma:Plínio Mendes
Cursista: Elizabeth Guedes Alcântara
Tutor: Daisy Parron Molina
Atividade: 1.5B
Eixo: 1 Projeto

PROPOSTA DO PROJETO-MATEMÁTICA DIVERTIDA

Nome do cursista Elizabeth Guedes Alcântara
Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles Campo Grande/MS
Série/Ano: 3º D, 4º A e 6º Ano A Número de alunos: 120 aproximadamente
Professores envolvidos: Professora de Matemática, Atividades, Artes e Professoras Coordenadoras das Tecnologias na Escola.
Disciplinas envolvidas: Matemática, Geografia e Artes.

Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Como tornar a aprendizagem de Matemática significativa e divertida?

Justificativa

O Projeto Matemática Divertida tem como finalidade elevar o desempenho do processo de ensino e de aprendizagem. Uma vez que percebemos que muitos alunos apresentam baixo desempenho nessa área do conhecimento, ou seja, há defasagem de aprendizagem em comum na escola ou de determinada turma.
Para isso iremos rever a organização do trabalho na escola, negociar horários em classe, propor trabalhos interdisciplinares/ alunos e professores, pois as habilidades de ler e escrever números, de comparar e ordenar quantidades, por meio da compreensão das regras do Sistema de Numeração Decimal, a utilização desse conhecimento em situações-problema de seu dia-a-dia e também o reconhecimento das várias idéias ligadas às operações com números naturais não foram desenvolvidas e, por isso, os alunos não as identificam em situações-problema.
Nessa perspectiva, as atividades referem-se à construção dos conceitos numéricos básicos e à construção e representação do conjunto dos números naturais e compreensão das operações fundamentais. Na aprendizagem de Geometria existe a necessidade de se trabalhar com representações para que a criança estabeleça uma relação entre uma forma tridimensional, que está no seu entorno, e sua representação no papel.
As atividades realizadas serão um apoio à aprendizagem em matemática, sendo assim auxiliarão o fazer pedagógico em sala de aula, pois ao rever, aprofundar ou ampliar a aprendizagem de conceitos, procedimentos, atitudes, relativas a esse componente curricular, os professores poderão organizar sequências didáticas para retomar as aprendizagens não realizadas.
Por meio do desenvolvimento do projeto tornaremos o ensino e a aprendizagem de Matemática mais significativa e divertida. Os alunos terão a oportunidade de aprender e compreender problemas envolvendo as idéias das operações fundamentais, medidas e geometria, por meio de práticas criativas e contextualizadas, para isso utilizaremos recursos multimídias nas aulas com ferramentas como: Softwares Educacionais de Matemática, Brincadeiras e Jogos.

Objetivos gerais

• Desenvolver o raciocínio lógico e o cálculo mental.

• Valorizar as diferentes estratégias que o aluno utiliza para resolver problemas e avançar para a formalização dos algoritmos usuais das operações fundamentais.

• Reconhecer figuras geométricas planas e não planas.

• Interpretar, compreender e apreciar o local onde vive.

• Ensinar e aprender por meio da ludicidade.

Conteúdos

• Conceito e representação: Construção dos conceitos numéricos básicos/ Construção e representação do conjunto dos números naturais.

• Agrupamentos/trocas em diversas bases, para a compreensão das regras do SND.

• Regras do SND, Conceitos de contagem, agrupamento e valor posicional.

• Operações com Números Naturais: Significados e conceitos das operações

de adição, subtração, multiplicação e divisão.

• Figuras planas e não planas.

• Localização: escola, bairro, rua.

• Tabelas e gráficos.

• Composição com dobraduras.

Metodologia

• Na sala de tecnologias as atividades serão elaboradas para integrar as tecnologias da informação no cotidiano escolar os alunos terão a oportunidade de participar de jogos e atividades de matemática na internet, produção de situações-problema em dupla para que outros alunos resolvam, apresentação em slides de soluções diferentes utilizadas pelos grupos para o mesmo problema, jogar o TuxMath de operações matemática da mais elementar até mais as elaboradas para desenvolver o cálculo mental, estratégias, o raciocínio lógico e compreender problemas envolvendo as idéias das operações fundamentais, atividades realizadas em planilhas – tabelas e gráficos, Softwares Educacionais de Matemática, Projeto xadrez e torneio de tabuadas.

• Em sala de aula os alunos deverão serão organizados em pequenos grupos cada grupo com um aluno mais experiente/monitor, e em momentos individuais para demonstrar o que realmente aprendeu. A metodologia utilizada será a de resolução de problemas e de jogos, tais como: Banco Imobiliário, Dominós das operações fundamentais adição, subtração, multiplicação e divisão com o auxílio de alunos monitores e atividades para a construção dos fatos básicos “memorização da tabuada”, por meio da representação retangular, jogos de tabuleiro, bingo de tabuada.

• Outro recurso utilizado será a aula passeio no entorno da escola para observar e registrar o meio, construções, sinalização, comércios, transportes, ruas, serviços públicos oferecidos no bairro.

• Para desenvolver a competência espacial os alunos irão classificar e organizar objetos de acordo com diferentes propriedades que eles têm em comum, construir modelos e representações de diferentes situações que envolvam relações espaciais, usando recursos como desenhos, maquetes e dobraduras.

Durante o processo realizaremos oficinas de elaboração de jogos pelos alunos, de dobraduras e faremos concursos de resolução de problemas de matemática. Essas atividades serão organizadas por alunos e professores durante reuniões semanais para reflexão, ação e replanejamento de atividades em grandes e pequenos grupos.

Cronograma

DATA                                            AÇÃO

29/6/ 2010                         Apresentação do Projeto Matemática Divertida – Reunião Pedagógica.

1/6/2010 a 30/7/2010       Organizar as atividades para que cada turma participe semanalmente de uma ação prevista no projeto na sala de tecnologias e na sala de aula.

21/6/2010 a 24/6/2010        Promover torneio de tabuada na sala de tecnologias.

25/6/2010                            Realizar de oficina de elaboração de jogos e de dobraduras.

7/7/2010                              Concurso de resolução de problema - culminância do projeto na escola.

Recursos a serem utilizados

Na sala recursos tecnológicos serão utilizados os computadores com os seguintes aplicativos: impress, calc, calculadora e Internet, Softwares Educacionais de Matemática, Data show. Em sala de aula, calculadora, câmera digital, celular, jogos, papéis variados, livros, revistas, ábaco, material dourado, tangram, sólidos geométricos, blocos lógicos, jornais, giz, quadro.

Registro do processo

Os alunos farão o registro digital por meio de câmera digital, telefone celular, filmadora para tirar fotos e filmar.

Avaliação e Resultados esperados

Os alunos serão avaliados mediante a participação nas atividades realizadas na sala de recursos tecnológicos explicitando os conteúdos trabalhados, nas gincanas de tabuada e de resolução de problemas e apresentação dos trabalhos realizados durante as oficinas de matemática. O projeto será divulgado por meio do jornal e no blog da escola.

JORNAL INFORMATIVO ESCOLA TERTULIANO

Fusão de criatividade e aprendizado em um único lugar.

Referências Bibliográficas

ALCÂNTARA, Elizabeth Guedes. Aprendizagem matemática: cuidados qualitativos. In: ALCÂNTARA, Elizabeth Guedes et al. Avaliar é cuidar: estudos sobre avaliação. Campo Grande: UFMS, 2006.

SMOLE, Kátia Stocco& DINIZ, Maria Ignez (org). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre:Artmed, 2001.

TOLEDO, Marília Barros de Almeida & CÂNDIDO, Suzana Laino.Planejando o ensino da Matemática: TP/GESTAR/FUNDESCOLA MEC. Bra´silia, 2002.

Filme Donald e o País da Matemágica. Disney.