Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, Professora e Coordenadora das Tecnologias na Escola PCTE

domingo, 17 de abril de 2011

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo.

Prefeitura Municipal de Campo Grande
Secretaria Municipal de Educação
Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais
Núcleo de Tecnologia Educacional
Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Elizabeth Guedes Alcântara

Módulo IV _ Atividade 4.7: conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida – PUC-SP

Maria Elisabette Brisola Brito Prado – UNICAMP e UNIBAN

De acordo com as autoras, “hoje emergem estudos que integram dois dos mais importantes temas do panorama educativo atual: tecnologias e currículo. O design educacional do currículo que se desenvolve com a mediatização das tecnologias abarca as dimensões tecnológicas, pedagógicas, sócio-históricas, cognitivas e afetivas e considera a importância de integrar diferentes tecnologias das mais convencionais à tecnologia digital, de acordo com os objetivos pedagógicos da atividade, as características das tecnologias disponíveis e as condições contextuais.
Assim, o design educacional se assemelha ao design emergente apresentado por Cavallo (2003, p.393), “que se apóia nas inovações do uso da tecnologia digital, no gerenciamento e mudança educacional que esta tecnologia propicia”. À luz da experiência partilhada” (GOODSON, 2001, p. 32 e 74) são coerentes com a pedagogia de projetos (PRADO, 2005), com a integração de tecnologias ao currículo, bem como orientam o trabalho com projetos que têm as tecnologias como suporte à sua realização. Com base nestes princípios e concepções, os aspectos fundamentais a enfatizar no processo de integração de tecnologias ao currículo no trabalho com projetos é a produção colaborativa de conhecimentos, o uso da tecnologia na aprendizagem e no desenvolvimento do currículo.”

O que é currículo?

O currículo é construído na ação, é situado historicamente, pois oportuniza desenvolver “tanto com o conhecimento organizado, sistematizado, aceito socialmente e selecionado em estruturas previamente concebidas como do conhecimento que o aluno traz de seu contexto, da vida, mas que não se limita ao conhecimento cotidiano.” Portanto não se pode confundir currículo como as disciplinas e conteúdos prontos e acabados a serem depositados em compartimentos separados. O currículo deve permear todas as áreas do conhecimento e integrá-las sempre que for possível e para isso deve transformar recriar os tempos e espaços na escola e na sala de aula.

Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

A partir de estudos de princípios e concepções que abordam o assunto as contribuições das tecnologias são a formação de cidadãos divergentes e criativos. Então o professor necessita não apenas conhecer a tecnologia, mas ter domínio técnico-pedagógico para inovar, criar, reorientar a aprendizagem, utilizar o "espaço tecnológico como parceiro no processo de ensino e de aprendizagem e a escola como modelo comunicacional interativo, em que todos tenham espaço argumentativo," (Demo, 1996), ou seja, uma rede que ensina e que aprende.

Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

A integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo se faz inserindo as tecnologias no cotidiano de alunos e professores. A educação hoje reivindica professores que ensinem e aprendam ao mesmo tempo e que promovam a interação e aprendizagem colaborativa em ambientes informatizados e midiáticos. Por meio de uma gestão democrática utilizar a tecnologia para incentivar a participação, a troca de informações, as decisões compartilhadas e a vivência democrática, assim poderá integrar as tecnologias ao currículo e transformar o processo de ensino e de aprendizagem.

Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

É necessário repensar a prática pedagógica, reorientar o fazer pedagógico constantemente por meio do estudo das teorias e recriar a escola e a sala de aula, modificar a estrutura das aulas, disciplinas e horários, repensar o projeto pedagógico e o plano estratégico, flexibilizar parcialmente o currículo, promover atividades à distância e presenciais. Uma vez que o trabalho por projetos potencializa a articulação entre as diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios tecnológicos ou não, assim segundo Demo,1996 o aluno desenvolve habilidades de interpretação e autoria, utiliza a pesquisa como principio educativo, coleta e interpretar dados e informações, participa do espaço tecnológico e virtual.


Webliografia:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=96


Referência

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996ª.

Nenhum comentário: