Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, Professora e Coordenadora das Tecnologias na Escola PCTE

segunda-feira, 11 de julho de 2011

BRINCANDO DE CONTAR HISTÓRIAS



O Projeto Brincando de contar histórias tem como finalidade o desenvolvimento das habilidades de leitura, produção oral e escrita dos alunos do terceiro ano C vespertino. Pois verifiquei na primeira semana de fevereiro por meio de uma avaliação diagnóstica que cerca de 40% dos alunos não estavam alfabetizados.

 Então apresentei as famílias a proposta do projeto e a forma de acompanharem as atividades no meu blog e da escola.  Nesta etapa da escolarização os alunos ainda estão construindo seus saberes e necessitam de motivação para aprender, uma vez que são crianças de 7 e 8 anos.


Assim, as histórias dos contos contribuirão de maneira significativa nesse processo, pois os personagens dessas histórias encantam as crianças por meio de seus seres mágicos e garantem uma aprendizagem autoral, lúdica e prazerosa. 


Na sala de aula temos o Cantinho para leitura diária de literatura infantil e gibis, a atividade que mais gostam de realizar é a leitura na biblioteca da escola para manuseio de livros - conhecer a diversidade de gêneros existentes e conversar sobre suas descobertas com os colegas, empréstimo de livros e assistir filmes dos contos clássicos.




Depois recontam as histórias por meio de ilustração, produção de textos e oralidade na sala de aula e informática, bem como ouvem histórias contadas pela professora Elizabeth. Em agosto, estréia a peça teatral Grúfalo, não percam.


Elias criando seu livrinho
Reconto do conto" Rapunzel"-Portfólio- Elias

 
Veja o Livrinho Digital do Projeto.

http://www.youblisher.com/p/150763-BRINCANDO-DE-CONTAR-HISTORIAS

Nenhum comentário: