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Pedagoga, Professora e Coordenadora das Tecnologias na Escola PCTE

domingo, 12 de fevereiro de 2012

PLANEJAMENTO ANUAL DO PRIMEIRO ANO - 2012

Língua Portuguesa

Eixos temáticos: Linguagem oral, Prática de Leitura, Produção de texto/Linguagem Escrita e Análise e Reflexão sobre a língua.

Objetivos:

•Relatar experiências pessoais ou coletivas.
•Expressar oralmente de forma clara e ordenada;
•Utilizar elementos não-verbais: gestos, expressões faciais, postura corporal como complementação da fala;
•Respeitar os turnos de fala.
• Ler antes de saber ler convencionalmente;
• Compreender a natureza da relação oral/escrito;
• Utilizar o conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras (quando já sabem)/ trabalhar em parceria com alunos que fazem uso do valor sonoro (quando não sabem);
• Utilizar estratégias de antecipação, inferência e verificação.
• Ler antes de saber ler convencionalmente;
• Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabe de cor à escrita convencional;
• Utilizar o conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras (quando já sabem) trabalhar com alunos que fazem uso do valor sonoro (quando não sabem);
• Acionar estratégias de leitura para descobrir o que está escrito, como as letras iniciais, finais ou mediais das palavras.
• Pensar sobre o funcionamento alfabético de escrita.
• Utilizar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito (seleção, antecipação, verificação).
• Utilizar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).
• Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
• Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
• Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
• Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).
• Levantar conhecimentos prévios sobre o assunto;
• Fazer antecipação do tema ou idéia principal a partir de elementos paratextuais, como título, da análise de imagens;
• Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação);
• Confirmar, rejeitar ou retificar as antecipações ou expectativas criadas antes da leitura;
• Oportunizar as crianças a refletirem sobre a semelhança da sonoridade das palavras do texto (terminações das palavras) utilizados pelo autor;
• Produzir inferências;
• Confrontar partes do texto;
• Analisar a natureza alfabética do sistema de escrita.
•Escrever palavras e frases com observação do princípio alfabético e de convenções gráficas mais simples, e utilizando o conhecimento de que dispõe sobre a escrita;
• Utilizar a escrita como representação de idéias, sentimentos e desejos.
• Produzir textos: listas, poemas, quadrinhas
• Compreender as relações entre texto verbal e imagem.
• Posicionar-se criticamente frente às questões propostas no texto.
• Explorar a literatura infantil como fonte de identificação simbólica de prazer e entretenimento.
•Produzir diferentes tipos de frases relacionando a um contexto;
•Produzir pequenos textos, observando sua função social.

Conteúdos

•Produção e Expressão Oral (ouvir/falar);
•A linguagem como possibilidade de comunicação, sentimento, desejos, idéias, entre outros;
•Conversa informativa;
•Elementos não verbais;
•Planejamento e discussão de atividades;
•Unidades sonoras da língua: letra, sílaba e palavra.
•Leitura de textos com compreensão e atribuição de sentido
•Leitura de texto pelo prazer de ler;
•Escrita do nome da criança e nome completo da escola, da professora e de alguns colegas.
•Apropriação da base alfabética (alfabeto, ordenação do alfabeto, relação fonema/grafema, valor posicional e funcional da letra na palavra, posição e tipo de letra);
•Convencionalidade do sistema de escrita (linearidade, orientação esquerda/direita);
•Escrita convencional ou não-convencional;
•Aquisição do código alfabeto (letra, sílaba e palavra)
•Escrita do seu nome, nome da professora e de alguns colegas.
•Gêneros textuais: descritivos(relatos pessoais, lista, imagens, lugares, objetos, pessoas,animais), poemas, quadrinhas e cantigas, bilhetes, avisos, recados, convite,contos clássicos, histórias em quadrinhos, lendas, fábulas, receitas culinárias, regras de jogo, notícias, entrevistas, classificados, cartazes, folhetos e folders.
•Função social da escrita comunicação, registro, orientação, organização das idéias que compõe o conteúdo do texto;
•Atribuição de sentido e compreensão da leitura e da escrita (ler/escrever)

Situações didáticas

• Roda de conversa para conhecer o repertório dos alunos – poemas, quadrinhas, histórias, relatos.
• Mobilização dos conhecimentos prévios dos alunos sobre textos lidos.
• Leitura compartilhada do alfabeto, títulos, versos, lista de nomes.
• Leitura pela professora de textos diversificados.
• Contação de histórias – professora, alunos, convidados.
• Escrita do próprio nome, sobrenome, nome da escola e da professora, de legenda de notícias, figuras.
• Escrita lacunada de nomes próprios, personagens, falas de personagens, brinquedos.
• Utilização da Preguicinha, do alfabeto móvel, do calendário.
• Leitura de capa de livros: questionamentos sobre a ilustração, autoria, personagens, assunto.
• Produção de texto coletivo - professora como escriba.
• Ditado de trechos de textos que conhecem, memorizados, anedotas, provérbios, adivinhas, focalizando algumas palavras.
• Organização de agrupamentos heterogêneos e produtivos.
• Ordenação de tiras de textos: poemas, cantigas, falas de personagens.
•Registro de poemas, quadrinhas e cantigas que forem trabalhadas;
• Realização de atividades no livro didático.
• Preenchimento de cruzadinhas com ou sem banco de palavras.
• Participação coletiva da atividade Forca de palavras.
• Participação em jogos online de alfabetização disponíveis na internet e nos computadores.
• Produção de textos verbal e visual no aplicativo Kolor paint.
• Reconto de trechos de histórias lidas pela professora, individualmente.
• Organização de banco de textos, lendas, adivinhas, poemas, piadas, contos, gibis, notícias no mural de leitura.
• Pesquisa de textos de autores do bairro, dos pais etc.
• Preenchimento de ficha de leitura e produção de texto visual – Projeto Viajando com a Sacola Mágica da Leitura.
• Escrita de memória de canções conhecidas em duplas.
• Roda de leitura ( para se divertir, apreciar ou socializar).
• Leitura em capítulos de livros pela professora.
• Ditado de listas de mesmo campo semântico.
• Organização de agenda dos alunos – endereço telefone, data do aniversário.
• Projeção de filmes educativos: trânsito, higiene e temas em estudo.
• Elaboração de livros de textos produção dos alunos.
• Jogos de dominó, Bingo de letras, nomes, jogos de tabuleiro etc.
• Organização de rotina diária: jogos, atividades diversificadas, brincadeiras, recreação, audição de músicas, recitação de poemas e versinhos.
• Revisão de textos bem escritos e textos produzidos pelos alunos - individual e coletivamente.
• Intervenção da professora para espaços, uso da pontuação, do parágrafo durante a cópia para uso social.
• Escrever palavras no quadro que são erros comuns à sala e questionar a forma correta.
• Produção de texto espontânea.

Recursos:
Livros de literatura, sacola, papéis variados, cadernos, lápis, borracha, computadores, DVD, projetor multimídia, internet, jornais, ilustrações, lápis coloridos, giz de cera, canetinhas, placas, cartazes, jogos, fantoches.

Avaliação: os alunos serão avaliados mediante participação nas atividades, observação e anotação da aprendizagem de cada aluno, registro em planilha de acompanhamento: oralidade, leitura, atitudes cotidianas e registro em tabela dos níveis de escritas apresentados durante a avaliação inicial e mensal.

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