Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga, Professora e Coordenadora das Tecnologias na Escola PCTE

sábado, 15 de outubro de 2011

PROPOSTA DE TRABALHO -USO DA WEB 2.0 NA APRENDIZAGEM

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE


ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS


DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL-DITEC


AVA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO


PROPOSTA DE TRABALHO

1 – Identificação: Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles
Prof. Elizabeth Guedes Alcântara
PCTE Argemiro Quevedo
Assistentes de biblioteca: Cristhian, Terezinha e Marcus
Turma: 3º Ano C
Turno: vespertino
Nº de alunos envolvidos: 34
Período: 17/8/20011 a 30/10/2011



2-Título
Aprendendo com Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica

3- Problemática

O resultado da pesquisa sobre indicadores da qualidade da educação da Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles, demonstrou a importância de integração da biblioteca com a sala de tecnologias e o uso da Web 2.0 Máquina de Quadrinhos ambiente virtual de produção de HQ para a efetivação do processo de alfabetização e letramento, bem como a recuperação da oportunidade de aprender dos alunos que ainda estão construindo seus saberes sobre o Sistema Alfabético de Escrita.


4-Justificativa

A atividade temática Aprendendo com histórias em quadrinhos têm como finalidade o desenvolvimento da leitura e da escrita. Os recursos utilizados serão as histórias em quadrinhos de Maurício de Sousa e o recurso da Máquina de Quadrinhos de produção autoral na Web 2.0 disponível no site www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx   que possui um link no Portal da Turma da Mônica. Esses personagens são conhecidos dos alunos e representam comportamentos de crianças dessa faixa etária e assim possibilitam boas discussões sobre temas a serem trabalhados em diversos componentes curriculares.

5-Objetivos
-Ler e compreender textos.

-apresentar e promover a autoria em ambiente virtual de aprendizagem.

-Expressar-se por meio da oralidade, de desenhos, pintura, colagens, reconto de textos e produção de textos de autoria.

-Respeitar a diversidade e acolher opiniões alheias.

-Reconhecer as características dos gêneros textuais: biografia, histórias em quadrinhos e entrevista.

-Revisar e reescrever textos.

- Reconhecer diferentes formas de preservação e exploração sustentável da natureza.

6-Conteúdo Curricular

Língua Portuguesa: Leitura, interpretação e produção de histórias em quadrinhos e formulário.

História: Diferenças entre pessoas do mesmo grupo social, Pluralidade cultural, Ética, Boas maneiras, Direitos e Deveres.

Geografia: Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural, Trabalho, Educação.

Ciências: Preservação do meio ambiente.


7-Tempo estimado 2 meses

8-Recursos Educacionais Tecnologias e mídias utilizadas:

TV, aparelho de DVD, câmera digital, Data show, livros impressos e digitais, gibis, computadores, internet, vídeos, animações, jogos, produtos de arquivos de áudio, banco de textos e cartazes, caixa de som, papéis A3, cartolina, lápis, canetinhas e giz coloridos, cadernos.

9-Desenvolvimento das etapas das atividades

1ª etapa

-Mobilização dos conhecimentos prévios dos alunos acerca dos assuntos abordados: biografia, família, comportamento, moradia, trabalho, educação características, finalidade, título, balões, pontuação, onomatopéias, entrevistas etc.

-Questionamentos orais e registro em cartaz ou quadro das suposições dos alunos no final confronto com os novos conhecimentos sobre o tema.

-Proposição de leitura e compreensão de texto lido HQ.

-Diariamente propor a leitura de gibis do Maurício de Sousa em sala de aula no Cantinho da Leitura e uma vez por semana na biblioteca da escola.

-Realização de atividades de produção escrita e produção de texto a partir de tirinhas e histórias em quadrinhos.

2ª etapa

-Empréstimo controlado em ficha de leitura individual que comporá um portfólio de leitura da turma contendo o resumo por meio de pequeno texto e desenhos de uma HQ lida em casa com familiares.

-Realização de entrevista sobre personagens de HQ da infância dos familiares e amigos e gravação. (Elaboração do formulário com a turma.)

-Reescrita coletiva de palavras e textos produzidos pelos alunos utilizando o retroprojetor.

3ª etapa

-Realização de pesquisa na internet de textos, biografia de seu personagem favorito de HQ em dupla e apresentação do resultado da pesquisa por meio de dramatização, mímica, texto verbal ou não verbal para a turma.

-Cadastro dos alunos no site abaixo

www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx e apresentação dos recursos de produção autoral da Máquina de Quadrinhos.

-Produção coletiva de uma HQ, no site - a professora como escriba e depois produção em dupla.



10-Avaliação
Os alunos serão avaliados mediante a participação no desenvolvimento das atividades programadas, registros dos textos e desenhos, dos vídeos produzidos, análise das produções de textos quanto à coerência ao tema proposto, ao assunto e criatividade.

As atividades significativas serão divulgadas por meio do jornal e Blog da escola.


11-Referências
BRASIL. MEC.Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional. Brasília, 1998.

12-Webliografia

Portal da Turma da Mônica. http://www.monica.com.br/
acesso em 15 de julho de 2011.

http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx
 acesso em 15 de julho de 2011.


13- Análise didática.

A referida proposta de trabalho Aprendendo com Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica está em andamento e continuará no mês de outubro, o recurso de produção de história em quadrinhos online- Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica está fazendo sucesso com os alunos, por meio desse recurso os alunos foram motivados a participar das aulas na biblioteca, em sala de aula e com as tarefas para casa. As aulas de leitura na biblioteca acontecem semanalmente, os alunos são motivados pelos assistentes de biblioteca a ler e ter cuidado no manuseio dos gibis.

Para a realização das aulas na sala de tecnologias envolvemos os pais e responsáveis para criação de e-mail para os alunos que não tinham ou não conseguimos cadastrar na escola, assim puderam acessar a internet erealizaram a atividade online em casa.
Apresentei o tutorial do recurso com o auxílio de projetor e nesse momento criamos um quadrinho coletivo para que pudessem conhecer as ferramentas disponíveis na máquina de quadrinhos.


Em sala de aula temos o cantinho da leitura em que os gibis ficam expostos no mural de leitura, os alunos terminam as atividades e têm acesso livre as histórias em quadrinhos diariamente.


O recurso de recorte e colagem de personagem para produção de textos de autoria propiciou o envolvimento da turma na elaboração e colaboração com seus pares, uma vez que produziram os textos de autoria em dupla. E também produziram textos e ilustrações a partir da projeção do filme “Uma Aventura no Tempo” de Maurício de Sousa.

Todas as atividades propostas envolveram as tecnologias disponíveis na escola como DVD da Turma da Mônica, Gibis, TV, projetor, computador, internet, recursos da Web 2.0 de produção e jogos online.




Resultado esperado: o principal objetivo dessa proposta de trabalho era promover a autoria em ambiente virtual de aprendizagem, assim dos 34 alunos do 3º ano C, três alunos ainda estavam em processo de alfabetização na leitura e na escrita e a partir dessa diversidade de atividades avançaram em suas aprendizagens, os outros avançaram na produção de texto e estão mais autônomos na leitura. Desta forma fica clara a importância de integração da biblioteca com a sala de tecnologias e o uso da Web 2.0 ambientes virtuais de aprendizagens para a efetivação do processo de alfabetização e letramento, bem como a recuperação da oportunidade de aprender dos alunos que ainda estão construindo seus saberes sobre o Sistema Alfabético de Escrita.

2 comentários:

joao pedro disse...

muito legal para bez profesora

joao pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.